POSTAGEM - ELZILENE GUIMARÃES

Elzilene Guimarães 

FATORES DE SUCESSO PARA A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Para que a avaliação de desempenho nas organizações nos dias atuais, obtenha um resultado satisfatório, se faz necessário que algumas medidas sejam adotadas, nesse sentido o vídeo cita os principais fatores que ajudam a organização atingir esse resultado. 
esses fatores dividem-se em:
  • definir os objetivos que a organização almeja com a avaliação de desempenho;
  • métodos adequados em ajudar o profissional a trabalhar melhor;
  • como integrar os colaboradores na empresa;
  • RH atuando da forma correta; e
  • decisões e avaliações adequadas.
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

A avaliação de desempenho deve provocar mudanças em paralelo tanto para a organização quanto para os colaboradores, buscando agir de forma preventiva e reativa aos indícios de insatisfação, auxiliando na identificação de possíveis gaps, nas possíveis promoções sejam elas vertical ou horizontal e nos treinamentos realizados.
No entanto, a organização pode adotar 5 tipos de avaliação para medir o desempenho de seus colaboradores:
Auto avaliação (ocorre quando o próprio colaborador avalia seu desempenho em relação as atividades exercidas);
  • avaliação 90 (o gestor avalia o desempenho dos colaboradores que à ele estão subordinados);
  • avaliação 180 (o gestor avalia, mas também é avaliado por seus colaboradores, porém o mesmo deverá estar preparado para receber feedbacks positivos e negativos);
  • avaliação 360 (é uma avaliação na qual o colaborador tem acesso a todas as suas avaliações); e
  • avaliação 450 (um consultor avalia o desempenho dos colaboradores).

 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 1

O papel do líder e do RH no desempenho organizacional está vinculado as pessoas de forma geral sejam como seres humanos, como recursos organizacionais ou como parceiras da organização. nesse sentido adota-se as seguintes variáveis: motivação (busca envolver as pessoas com o objetivo do trabalho), comunicação (é usada para atingir os objetivos propostos) e o feedback (incentiva o colaborador a adotar uma postura mas adequada no ambiente de trabalho). a parceira do líder com o RH é de extrema importância para uma melhor avaliação.

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 2

O vídeo ressalta o quanto a administração pública evoluiu no estado de pernambuco, tornando-se ágil, descentralizada e focada no controle de resultados. nesse novo modelo de gestão foi implantado o plano de cargos e carreiras e vencimentos com o intuito de incentivar o servidor público a aperfeiçoar-se em seu trabalho.

A GESTÃO DO DESEMPENHO

A gestão do desempenho baseia-se na atuação das pessoas e no trabalho que elas desenvolvem dentro da organização. dessa forma, a gestão evidencia a busca por padronizar as atividades exercidas a fim de torna-las mais eficazes e eficientes. 
  
OS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO

Atualmente as empresas utilizam 4 tipos de métodos para avaliar o desempenho de seus colaboradores:
  • avaliação por objetivos ou apo (trabalha o objetivo, a missão e a visão da organização);
  • avaliação por desenvolvimento (assume níveis de responsabilidades no processo de aprendizagem profissional);
  • avaliação atitudinal (comprometimento com os valores da organização); e
  • avaliação de potencial de perfil (adequação do perfil esperado e o perfil que o colaborador possui).

       

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