KAROL DEL PILAR SAENZ AREVALO
FATORES DE SUCESSO PARA A AVALIACAO DE DESEMPENHO
O vídeo traz a
questão de de escolher métodos apropriados para atingir os resultados
esperados, o ideal é primeiro se definir o processo que irá utilizar, cada
empresa devera escolher de acordo com os objetivos desejados a serem
alcançados.
Mensurar um tempo
para utilizar a ferramenta de avaliação de desempenho, para que haja a
adaptação as mudanças e integração utilizando os recursos da ferramenta para a
melhoria dos processos da empresa ou alterações caso seja necessário, além de
propor a criação de comitês para se avaliar as tomadas de decisão e que caminho
definir a partir dai.
AVALIACAO DE DESEMPENHO
Nesse vídeo o Sergio
Behnken, enumera os tipos de avaliação, como a autoavaliação como a avaliação
90 graus, 180 graus, 360 graus, e 450 graus, onde cada etapa e onde o
funcionário e o gestor sofrem avaliações, bem como a implantação da avaliação
onde é necessário que o gestor assuma essa responsabilidade como sendo
imprescindível ele compreender a necessidade desse processo, bem como preparar
o avaliador que também passara pela avaliação, são situações delicadas mas que
trazem ótimos resultados, sentindo como analise se o processo de seleção esta
sendo bem feito, serve como mudança de cultura, servindo como plano de carreira
para os funcionários como ferramenta de analise e feedback se ele já está
preparando para crescimento dentro da empresa, para analise de treinamento se estão
provocando mudanças. Bem como para uso como ferramenta de uso pessoal, para que
não se deixe formar bola de neve, fazendo que as atitudes preventivas não
tragam um mal resultado evitando demissões o que geraria custos para empresa ou
ate o próprio funcionário as vezes um excelente profissional se retirar da
empresa, causando perdas também o ideal é reter esse talento e a avaliação de
desempenho traz todas essas analises.
AVALIACAO DE DESEMPENHO 1
Neste vídeo Ana América,
fala do papel do Líder e do RH, e aponta 3 aspectos fundamentais importantes:
as pessoas como seres humanos; as pessoas como ativadores inteligentes de
recursos nas organizações; as pessoas como parceiras da organização. ou seja as
pessoas tem suas historias particulares, são inteligentes, talentosas, capazes
de adquirir talentos e conduzir a empresa ao sucesso, com responsabilidade
trabalhando para uma solução ganha ganha.
para se atingir esse resultado 3 praticas são relevantes nesse processo: a motivação; a comunicação e o feedback; a motivação é uma pratica desafiante para o líder, observando as pessoas e seus valores, buscando meios para envolve-los nos objetivos do trabalho, a interação ocorre com a boa comunicação, na hora que expressamos nossa opinião e somos respeitados, nos faz sentir motivados e o feedback da orientação para a mudança de comportamento fazendo as pessoas tomarem conhecimento de como sua atuação impacta toda a equipe. É fundamental para o crescimento das pessoas, é necessário como meio de desenvolvimento pessoal e profissional. Há a necessidade de seguir algumas regras básicas: dar feedback com base em fatos, escolher o momento e o lugar, focar no comportamento, descrever a mudança necessária, e concentrar-se naquilo que é bom, sempre com acompanhamento com o RH.
para se atingir esse resultado 3 praticas são relevantes nesse processo: a motivação; a comunicação e o feedback; a motivação é uma pratica desafiante para o líder, observando as pessoas e seus valores, buscando meios para envolve-los nos objetivos do trabalho, a interação ocorre com a boa comunicação, na hora que expressamos nossa opinião e somos respeitados, nos faz sentir motivados e o feedback da orientação para a mudança de comportamento fazendo as pessoas tomarem conhecimento de como sua atuação impacta toda a equipe. É fundamental para o crescimento das pessoas, é necessário como meio de desenvolvimento pessoal e profissional. Há a necessidade de seguir algumas regras básicas: dar feedback com base em fatos, escolher o momento e o lugar, focar no comportamento, descrever a mudança necessária, e concentrar-se naquilo que é bom, sempre com acompanhamento com o RH.
AVALIACAO
DE DESEMPENHO 2
ADMINISTRACAO GERENCIAL
Neste vídeo fala sobre a Administração gerencial publica no
estado de Pernambuco e os principais processos implantados, o PCCV e o modelo
integrado de gestão surgiu para modernizar o gerenciamento publico com foco na
eficiência e eficácia tornando a gestão ágil, descentralizada, transparente e
voltada para o controle dos resultados. Iniciou no ano 2000, mas oficializada
em 2003 com a lei complementar 49/2003 - que dispõe sobre as áreas de atuação
as estruturas e funcionamento do Poder executivo desse estado o Plano de
cargos, carreiras e vencimentos, baseado no desempenho traves de resultados e
da qualificação por meio do desenvolvimento do funcionário, além dos resultados
obtidos através do modelo da lei complementar 14/2009 racionalização do uso dos
recursos disponível. Como exemplos da criação do portal da transparecia, pacto
pela educação, pacto da saúde, dentre outros, uma excelente exemplo a ser
adotado por outros estados.
A GESTAO
DO DESEMPENHO
Observo alguns pontos importantes neste vídeo; sobre o conceito
da gestão de desempenho que na visão do locutor é a gestão das expectativas
sobre a atuação e o resultado do trabalho das pessoas num dado contexto de
trabalho qualquer normalmente numa organização, dessa forma entendo que a
gestão acontece em lugares além da empresa,
nos por exemplo praticamos de forma empírica a gestão através de escolhas que
fazemos nas pessoas que preferimos conviver ou excluir da nossa vida diária,
dependendo do seu grau de atuação e resultados que interferem em nossa vida, se
nos fazem bem mantemos ao nosso lado, se são problemáticos, não desempenham seu
papel excluímos do nosso convívio., outros utilizam a gestão de desempenho para
avaliar o resultado dos seus objetivos como a maçonaria, o exército, a igreja.
Na administração cientifica no início já se utilizava a gestão
de desempenho na busca do melhor padrão de processo no contexto das
organizações, como exemplo de uma referencia utilizada desde o século IX, a
gestão de desempenho iniciou em uma fabrica nos estados unidos desde essa época
ate hoje essa empresa existe e já fazia a utilização dessa ferramenta.
OS
METODOS DE AVALIACAO
Na avaliação cientifica o foco era na quantidade produzida com
pouco ou nenhum olhar ao método.
Nos dias atuais temos 4 tipos de métodos; modelo de avaliação metas
e resultados desenvolvido por Peter Drucker em 1954 onde os resultados tinham
como foco os objetivos e visão da empresa.
Na avaliação de desenvolvimento era feita a analise sobre a
capacidade de abstração e a aprendizagem profissional do funcionário em assumir
níveis de responsabilidade e tinha como resultado o encarceramento. Os níveis
de trabalho como o conceito de competências onde o comportamento das pessoas são
avaliados com frequência, assim como o perfil das pessoas eram relacionadas a
posição que elas ocupavam na empresa. Mas o método não é tudo em uma avaliação
ele ajuda a fazer o registro de maneira formalizada para dar contexto a uma
parte da avaliação mais especifica em uma organização, mas outras
características importantes tem que ser considerada como princípios, valores,
cultura e a estratégia de cada organização, assim como o estilo da gestão.
Em um ambiente a cultura é enraivada com as finalidades da
empresa.
Os métodos fazem parte de um instrumento não como uma única
ferramenta de avaliação, com o amadurecimento da gestão você acompanha um
método por um período de mais ou menos 1 ano e verifica se o resultado foi
positivo, senão será necessário algumas alterações no método, pois a variação
circunstancial, as pessoas as vezes tem medo e não são claras nas informações,
ou os resultados são variáveis dependendo de uma boa avaliação, assim como o
método não da suporte a todo tipo de avaliação. Assim como nem toda avaliação
serve para todas as empresas. As pessoas devem estar muito abertas para as
avaliações.
A avaliação de perfil potencial por exemplo ajudara em uma
promoção, o cuidado é necessário pois limita o avaliador se não for bem
aplicada definindo o perfil do funcionário sem outros paramentos, o que pode
acarretar perda de talentos em alguns casos aplicadas de forma incorreta.
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